quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Questões Sobre a EJA - Realizada por Sandra e Viviane

1) Porque a Educação de Jovens e Adultos no Brasil ocupa um lugar reduzido, marginal no cenário das políticas publicas para educação?
Pela escassez dos recursos financeiros e materiais disponíveis para a área como também por praticas profundamente compensatórias, assistencialistas, aligeiradas, mecanicistas, com resultado pouco satisfatório, sem avaliação.

2) Há uma explicação para o difícil processo de legitimação do direito à educação para as populações pobres no Brasil?
O modo de tratar sujeitos analfabetos ou de baixa escolaridade como um grupo homogêneo, inadequação de currículos, conteúdos, métodos e materiais didáticos são a marca da discriminação que contribui significativamente para a manutenção das desigualdade e, consequentemente, para uma recorrente produção de excluídos.

3) Pode-se considerar o Eja como uma educação que irá suprir aquilo que ficou faltando na ausência de uma escola na idade própria, ou pela evasão?
Não, EJA deve ser tratada com valor em si mesma, considerando-se principalmente, as singularidades e propriedades dessa modalidade educacional, levando em conta as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho.

4) Por que o EJA, no Brasil, sempre ocupou espaço reduzido no sistema educativo?
Por apresentar um caráter estritamente compensatório e por constituir lugar exclusivo e reconhecido dos desprovidos de valor social.

5) Como está a porcentagem de analfabetismo no Brasil?
O maior estado de numero de analfabetos e a Bahia, seguido de São Paulo. Mais da metade dos analfabetos encontran-se na região norte, depois vem o sudeste. A mesma taxa de analfabetismo é Distrito federal, seguido de Santa Catarina.

6) Os jovens e adultos que freqüentam o EJA tem qual objetivo em mente?
O objetivo maior é ingressar no mercado de trabalho ou garantir a permanência em seu trabalho.

7) O que a LDB determina quanto aos sistemas de ensino da EJA?
Determina que os sistemas de ensino devem viabilizar e estimular a acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre os diversos setores das esferas publicas.

8) Qual é a dificuldade enfrentada pelo sistema de ensino?
Incorporar as contribuições que a ed. popular tem trazido para a EJA. Os projetos que contemplam tais contribuições geralmente se organizam paralelamente ás estruturas das próprias secretarias de educação e da rede escolar, ficando sujeitos á descontinuidade das gestões administrativas.

9) Porque a juventude vem sendo um dos grandes protagonistas na sala de aula?
Porque a maioria desses jovens é produto de uma escolarização sem qualidade, pois as crianças entram na escola, não aprendem, repetem ou são empurradas para as series seguintes até se evadirem. Tornam-se jovem e adultos que receberam apenas um verniz de escolarização e um acúmulo de histórias educacionais de fracasso.

10) O que aponta o art 211 da Constituição?
A necessidade de haver uma atuação solidária dos sistemas de ensino da união, dos Estados e dos municípios, os quais devem responder solidariamente à crescente demanda e estimular inovações que possibilitem a organização de estratégias afirmativas entre parceiros.

Nenhum comentário: